X-MEN: MUTANT APOCALYPSE, UM EXCELENTE JOGO ANTIGO DO TIME DE MUTANTES DA MARVEL


X-MEN NOS QUADRINHOS

Criados por Jack Kirby e o "lendário" Stan Lee em 1963, os X-men são um grupo de mutantes com poderes extraordinários, mas que vivem à margem da sociedade, o que acabou gerando um bomplano de fundo para a trama, uma vez que, por vezes, as páginas desses quadrinhos acompanhavam os conflitos do dia a dia desses personagens que não eram aceitados pela grande maioria da sociedade que os via com preconceito, era uma forma de, já naquela época, tratar de temas como discriminação nas páginas de uma HQ.

Porém, foi somente no final dos anos 80 e início dos anos 90 que o grupo de Mutantes da Marvel estourou, graças ao roteirista Chris Claremont, que havia assumido desde meados dos anos 70, e a mais um cara de sobrenome Lee, dessa vez era o desenhista Jim Lee foi o responsável por trazer um traço mais elaborado, e isso, somado as boas histórias que eram contadas, fizeram as HQ’s dos personagens somar a marca de 8 milhões de exemplares vendidos nos Estados Unidos.

O sucesso era tão grande que em 1992 foi produzida uma série animada para a TV com um total de 76 episódios distribuídos em 5 temporadas, sendo o último episódio exibido, originalmente, em setembro de 1997 e no Brasil, nós podíamos acompanhar esse desenho incrível nas manhãs da Globo. Particularmente, eu conheci os X-men através desse desenho e só depois fui pra os quadrinhos. E, como sabemos, tudo o que era estouro naquele tempo ganhava um jogo de videogame, e com os X-men não podia ser diferente, eles não ganharam somente um, mas vários jogos, seja nos Arcades ou consoles caseiros, o time de mutante da Marvel foi muito bem representado nos games, e o jogo que iremos recordar hoje é o X-men: Mutant Apocalypse do Super Nintendo!

X-MEN NO SUPER NINTENDO

O game traz um ótimo time de personagens selecionáveis: Wolverine, Ciclope, Fera, Gambit, e a Psyloke, personagem que, apesar de aparecer pouco na série animada clássica, era recorrente nos quadrinhos, além de aparecer também em quase todo jogo dos X-men que saiam na época. Um detalhe é que se deixarmos a introdução rolando, além de ouvirmos essa belíssima composição, aparecerão informações pessoais sobre os protagonistas do jogo. Em Mutant Apocalypse o Y bate e o B pula, podendo combinar os botões para dar um ataque aéreo ou segurando para baixo e apertando Y uma rasteira. O X no modo treino, que é o modo fácil, onde só jogamos a primeira missão de cada personagem, serve para usar o especial, o raio laser do Ciclope, o Shoryuken do Wolverine, as cartas explosivas do Gambit, o "dash" e ataque de cabeça do Fera e a arma psíquica da Psylocke. Jogando o modo Missão, que é o modo normal do jogo, onde temos o jogo completo, é preciso apertar Y + B para usar os especiais. O game é uma mistura de beat’em up, que são os briga de rua, como Megaman X, se classificando tal como este, um jogo de ação de plataforma side scrolling, como são chamados os jogos de visão ou rolagem lateral, alguns erroneamente acham que é um beat’ em up, briga de rua, mas não, apesar dos personagens “bater e andar”, o jogo exige saltar e escalar por plataformas, além de que nos briga de rua, o personagem se movimenta em quatro direções, cima, baixo, direita e esquerda, já em jogos de plataforma há apenas direita ou esquerda, por isso, temos aqui um jogo de ação de plataforma. O game salva o progresso no bom e velho sistema de password, então hora de pegar aquele caderninho velho de anotações dos games e bora pro jogo!

UMA FASE INICIAL PARA CADA PERSONAGEM

O jogo inicia mostrando uma breve introdução dos personagens, mencionando que o professor Charles Xavier criou um instituto para ensinar os mutantes a controlarem e usarem suas habilidades para o bem e que o professor deseja criar um mundo onde humanos e mutantes possam viver em paz.

Ao iniciar o modo Missão, o Professor Xavier diz que Genosha é uma pequena ilha onde mutantes são presos e forçados a trabalhar por um exército brutal sob comando de um ser cuja mente maligna tem outros planos muito mais sinistros para esses mutantes aprisionados, a entidade monstruosa conhecida como Apocalipse. E os X-men, devem partir para Genosha e libertar os companheiros mutantes. Para isso, devem invandir a ilha e buscar informações sobre a localização dos mutantes capturados usando o computador central da ilha, que é protegido por um exército formados por soldados humanos, mutantes e até sentinelas, que são robôs de todos os tamanhos, desde maiores que a estatura de uma pessoa comum até mesmo do tamanho de prédios enormes, criadas com o único objetivo de rastrear e exterminar mutantes. Então, o professor diz que será preciso os X-men se dividirem, Wolverine invadirá a fábrica de Sentinelas, garantindo que todas as sentinelas da ilha sejam destruídas. Ciclope interceptará e destruirá o trem de transporte do exército de Genosha, cortando assim as suas linhas de abastecimento. Psylocke deve atacar a base principal, atraindo o fogo e chamando a atenção do exército para longe dos outros e, assim, enquanto Psylocke distrai o exército, Gambit vai atacar a base do porto. E, finalmente, Fera deve entrar no computador central e extrair todas as informações sobre o paradeiro dos mutantes capturados.

ENCONTRANDO O APOCALIPSE E RESGATANDO OS MUTANTES APRISIONADOS

Então ao vencermos as missões individuais, o Professor Xavier que de acordo com os dados extraídos do computador central, os mutantes estão sendo forçados a trabalhar em uma mina vizinha a uma grande floresta, mas os dados são insuficientes para localizar com precisão essa prisão. Então, agora os mutantes partem para a tal floresta da ilha de Genosha e a partir dessa fase o jogador pode escolher o personagem que preferir. 

Na floresta damos de cara com um soldado que está sendo picado por um desses insetos monstruosos, e ao longo dessa fase eles irão nos infernizar, ao que parece houve uma infestação dessas criaturas no acampamento dos soldados, pois passamos por barracas e tendas armadas, além de caminhões abandonados. É interessante notar que há power ups e lugares que são inacessíveis para uns personagens e que podem ser acessados usando outros personagens, o que dá um fator replay ao jogo, pois as fases podem ser exploradas de maneiras diferentes a depender do personagem escolhido. Chegando nessas cavernas encontramos um ninho repleto de ovos das terríveis criaturas e se não quebrarmos todos rapidamente, eles chocam e somos atacados. Na verdade, essas criaturas são os Broods, traduzidos no Brasil como ninhada e, no universo Marvel, são seres que vivem no espaço, que tiveram seu visual baseado na franquia Alien e ao longo dos anos já criaram diversos problemas para os X-men, Os Vingadores e o Quarteto Fantástico. Enfrentamos, então o chefe da fase que é o gigantestco líder da Ninhada. 

Passando dessa fase, o Professor nos diz que agora sabemos a localização da prisão onde estão os mutantes capturados, porém, o acampamento onde eles estão é guardado por Tusk e seus pequenos robôs, então escolhemos o próximo personagem e partimos para mais uma fase, essa bem curta na verdade já quase que enfrentamos direto o chefe que é o mutante Tusk, que nos quadrinhos na maioria das vezes é só um capacho do Magneto. 

Vencendo o Tusk, somos surpreendidos pelo som de um alarme, o sistema de segurança da ilha detectou a invasão dos x-men e surge na tela o imponente e grande vilão dos mutantes: o Apocalipse chamando os mutantes para o confronto! E, novamente, a fase nos mostra possibilidades diferentes de exploração a depender do personagem selecionado, com o Wolverine, por exemplo, podemos já ir escalando por um caminho alternativo, evitando facilmente a larva do vulcão. No decorrer da fase, encontramos as selas onde os mutantes estão aprisionados, até que, finalmente, encontramos o Apocalipse! O seu nome verdadeiro é En Sabah Nur e se considera o mutante mais antigo que existe, devido a sua capacidade de absorções de poderes de outros mutantes ele acumulou várias habilidades ao longo de sua existência. Nasceu na metade do Século XXX a.C., no antigo Egito, durante a Primeira Dinastia e sobrevive até os tempos de hoje graças ao uso de tecnologia futurística. Suas habilidades também incluem a capacidade de reorganizar sua massa corpórea e moléculas na forma que quiser. Voltando ao jogo, nas primeiras tentativas será um embate difícil, o vilão usa teletransporte e suas técnicas de materializar armas para nos pegar desprevenidos, mas, após aprendermos o padrão de seus movimentos, a coisa fica bem mais fácil. Derrotando o Apocalipse, o Professor Xavier parabeniza os X-men pelo ótimo trabalho, por terem libertado todos os prisioneiros mutantes da ilha e nos informa que o governo de Genosha concordou em abrir um espaço para diálogo sobre tratamento com mutantes e finaliza dizendo que eles devem continuar a lutar incansavelmente para tornar o mundo seguro para as espécies humana e mutante, criando um mundo onde ambas as raças possam viver juntas em paz.

Mas, nesse momento, o computador dos X-men é invadido e surge uma voz ameaçadora e conhecida por todos: Magneto!

ÔMEGA RED E JUGGERNAUT

O mestre do magnetismo avisa ao professor que em 24 horas irá desferir um golpe esmagador no governo da ilha de Genosha e que os X-Men devem evacuar rapidamente a ilha, junto dos mutantes resgatados, pois não tem interesse de ferir companheiros mutantes. O professor Xavier não acredita no que acaba de escutar e teme que a ação de Magneto mergulhe o mundo inteiro em caos e desastre!  Ordena que os X-men voltem ao quartel-general  para que eles treinem na Sala do Perigo para se prepararem para a batalha que se aproxima contra Magneto, o verdadeiro último chefe do jogo! 

O primeiro vilão que eles enfrentarão no teste é o Ômega Red. O seu nome original era Arkady, um ex-soldado soviético que após sobreviver uma tentativa de assassinato é recrutado pelo governo soviético para novas experiências com o soro de Super Soldado do Capitão América, porém, teve um tentáculo retrátil de carbonádio implantado em cada um dos braços. Carbonadium foi a tentativa soviética de recriar a liga artificial conhecida como adamantium, já que o Carbonadium era uma forma mais maleável de adamantium. Agora chamado de Ômega Red, ele usa os tentáculos como armas e é capaz drenar a energia "vital" das suas vítimas e já cruzou por diversas vezes o caminho do Wolverine e dos outros X-men. 

E, após vencer o Ômega Red, o próximo oponente no treinamento é o grande Juggernaut, também chamado por alguns de Fanático, é um dos vilões dos X-men mais conhecidos pelo público e aparece em quase todos os jogos dos mutantes da Marvel. A expressão Juggernaut é usada nos Estados Unidos, como sinônimo de  uma força literal ou metafórica impiedosamente destrutiva e imparável. Nos quadrinhos, Juggernaut, é na verdade Cain Marko, irmão de Charles Xavier, mas não biológico, pois Xavier era enteado do pai de Cain Marko. Curiosamente, Juggernaut não é mutante, seus poderes tem origem do Rubi de Cyttorak, suas habilidades incluem superforça, invulnerabilidade e também a capacidade de não ser parado caso comece a se movimentar. Já o seu enorme capacete, é feito de um material especial que o protege de ataques psíquicos e controle mental, semelhante ao usado por Magneto.

O ACÓLITO DO MAL: ÊXODO

Vencendo o brutamontes o Professor Xavier diz que usou o cérebro e escaneou a mente do mutante Êxodo, que estava auxiliando Magneto, e descobre que eles estão a bordo da estação espacial em órbita, Avalon. Agora os X-men se teletransportam de sua base até a estação espacial. Enquanto isso Magneto já sabendo que Xavier usaria sua telepatia para descobrir seu paradeiro, aguarda os “filhos de Xavier” dizendo que eles serão ensinados o obedecer o seu verdadeiro mestre e que só assim Xavier compreenderá que ele, Magneto, é o mutante mais poderoso de todo o mundo! Exôdo concorda com seu mestre acrescentando que os X-men devem se curvar diante de Magneto e devem renunciar os ensinamentos de Xavier.

Iniciamos a última missão e aqui, novamente cada personagem tem uma fase diferente, e em todas elas enfrentamos como sub chefe o Êxodo, personagem que, com grandes poderes telecinéticos, foi um dos primeiros mutantes e nasceu no Século XII, na França, mas acabou colocado em animação suspensa pelo Apocalipse, até ser descoberto e revivido nos dias atuais onde passou a seguir fielmente o Magneto como seu acólito. 

Só é preciso detonar metade da barra de vida até ele fugir para enfrentar outro X-men em outra fase, então chegamos ao chefe da fase que varia conforme o personagem escolhido e são bem aleatórios. 

MAGNETO: O VERDADEIRO ÚLTIMO CHEFE DO JOGO

Finalmente, entramos na sala do Magneto e aqui a brecha para atacarmos o mestre do magnetismo é pequena, mas seus ataques causam enorme dano. Não somos obrigados a concluir a fase de cada personagem para poder terminar o jogo, na verdade, conseguindo passar da fase de um X-Men, somente ele chegará na sala do Magneto, ou seja, se o jogador perder e escolher aquele personagem novamente, ele irá continuar de onde parou, inclusive, o jogo nos dá uma colher de chá tremenda, pois o jogo salva onde a barra de vida do Magneto parou, porém, caso o jogador perca todas as vidas daquele personagem, ao escolher outro iniciará a fase daquele personagem do início para depois chegar no Magneto, isso acaba ajudando na imersão, pois cada X-Men precisa, de fato, chegar no Magneto.

Após uma luta bem difícil, vemos o Magneto ferido e não acreditando que foi derrotado, jurando aos X-Men que em breve o mundo estremecerá diante do seu poder e quando este dia chegar ninguém será capaz de salvar o mundo. Então aparece um holograma do Professor Xavier nos parabenizando e dizendo que a ameaça do Magneto cessou, por enquanto, mas que não há como prever onde o próximo inimigo aparecerá e que os X-men devem estar sempre vigilantes até realizar o sonho de um mundo onde mutantes e humanos coexistam em harmonia. Retornando ao quartel general, encontramos outros X-men que ficaram de fora da tela de seleção do jogo, como Jean Grey, Tempestade, Jubileu e Vampira. Cada X-men aparece acompanhado, Ciclope e Jean Grey, Gambit e Vampira, Fera e Jubileu, com exceção do Wolverine, o lobo solitário.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Graficamente, o jogo é espetacular! Os cenários são bem variados e bonitos, os sprites são grandes, coloridos e detalhados, adaptando fielmente o traço do Jim Lee para os 16 bits. Sério, ele não deixa nada a desejar para jogos de hardware superior, como Arcade Game, Children of the Atom, Marvel Super Heroes VS Street Fighter e X-men VS Street Fighter. trilha sonora é excelente, daquela que te dá vontade de continuar jogando sem parar. A jogabilidade é fluída, com comandos de fácil execução e controles responsivos, em poucas partidas o jogador já consegue se familiarizar com o jogo. Um jogo retrô que envelheceu muito bem de uma época onde os jogos dos X-men eram sempre ótimos!

Por hoje é só! Se ainda não conhece o meu canal no Youtube, acesse o vídeo no início do texto e inscreva-se!

Agora quero saber sua opinião sobre esse jogo. Você era como eu que jogava e assistia o desenho na TV? Continua jogando esse jogo até hoje? Com qual X-Men você consegue finalizar? Deixa tudo nos comentários. Até a próxima! #partiuborajogar

Comentários

Postagens mais visitadas